Os desafios do Bibliotecário Biblioterapeuta

11 março Ateliê da Biblioterapia 0 Comentários

No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário e com o advento da Era da Informação, esse profissional ganhou um novo status e passou a desempenhar diferentes atividades nas mais diversas áreas do conhecimento, entre elas, a Biblioterapia.

A Biblioterapia é uma prática, ciência e arte, cujo objetivo é o desenvolvimento do ser por meio da leitura terapêutica de livros e outros materiais bibliográficos. A leitura terapêutica oferece inúmeros benefícios, dentre eles: promove o bem estar; melhora o vocabulário e a escrita; facilita o diálogo; gera a capacidade de resolver problemas do dia a dia com mais clareza; estimula a criatividade e a imaginação; aumenta o nível de motivação; fornece meios para a descoberta de novas formas de sentir e pensar; ajuda na expressão de pensamentos e sentimentos; auxilia na compreensão do outro e no desenvolvimento de empatia;  e potencializa o autoconhecimento pela reflexão.


De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, a Biblioterapia é uma atividade do profissional Bibliotecário (Profissionais da Informação - Bibliotecário 2612-05). No entanto, como uma ciência multi e interdisciplinar, a Biblioterapia também tem sido praticada por profissionais de outras áreas do conhecimento, tais como, Psicologia, Psiquiatria, Pedagogia, Jornalismo, etc.

O Ateliê da Biblioterapia promove um espaço onde as pessoas podem experimentar, criar e recriar a arte da leitura para o desenvolvimento pessoal e o restabelecimento da saúde física, mental, espiritual. Esse projeto foi idealizado pela Bibliotecária Ana Cláudia Leite e, atualmente, conta com o site (https://www.ateliedabiblioterapia.com) e com a página no Facebook (@ateliedabiblioterapia), onde são publicados artigos, fotos, cursos, vídeos, entre outros materiais para a divulgação da Biblioterapia e os benefícios da leitura.

Desde 2016, o Ateliê da Biblioterapia oferece um curso de Biblioterapia online com certificado  para aqueles que desejam conhecer essa arte. A inscrição no curso, que já recebeu mais de 100 alunos, pode ser feita no próprio site ou clicando AQUI.

0 Comentários: