Leitura com crianças: 8 dicas para o seu filho ler mais!

10 setembro Ateliê da Biblioterapia 0 Comentários



Você gostaria que o seu filho lesse mais? Ou não sabe por onde começar a incentivá-lo a ler?

Essa é uma questão muito comum entre pais, educadores e cuidadores de crianças. Então, confira oito dicas para estimular o hábito da leitura com crianças.





Dica 1: Entender a importância da leitura. 

Nesse caso, não encare como aquela obrigação acadêmica de leitura e interpretação de texto (como na escola), perceba esse momento de vivência afetiva. A Biblioterapia em família estreita os vínculos de amor, carinho e cuidado entre pais e filhos e entre cuidadores e crianças.

Dica 2: Criar uma rotina. 

Sei que atualmente as pessoas possuem diferentes atividades ao longo do dia e, por isso, os horários podem ficar um pouco apertados. Mas, é preciso criar momentos de leitura compartilhada com a criança. Mesmo que seja três vezes por semana ou todo dia antes de dormir: com a rotina estabelecida, a criança já saberá que aquele momento é para vocês lerem juntos.

Dica 3: Escolher os livros. 

Converse com a criança e escolham os livros juntos. A criança mostrará quais os livros que ela deseja ler e você também poderá apresentar livros diferentes que a desafiem nesse processo de leitura.

Dica 4: Criar um ambiente agradável.

Para que a leitura seja divertida e encantadora, tanto você como a criança precisam estar à vontade, em um ambiente confortável. Pode ser na sala, no jardim, em uma "cabaninha" ou castelo que vocês podem montar em um momento de brincadeira.



Dica 5: Demonstrar interesse. 

No momento da leitura, converse, pergunte, ouça o que a criança tem a dizer, demonstre real interesse pelas ideias, pelas percepções dela. Você vai se surpreender com essa oportunidade de conhecer melhor o seu filho.

Dica 6: Passeios culturais.

Que tal trocar um pouco os passeios no shopping e realizar atividades recreativas em centros culturais ou quem sabe ouvir uma bela história com contadores de história numa biblioteca ou livraria? Ou então, depois de ver aquele filme no cinema, conversar sobre a história e procurar livros sobre o assunto?

Dica 7: Brincar com as histórias.

Não é apenas ler a história, tente brincar com ela. Vale tudo: fazer teatrinho, usar fantoches, criar dobraduras, inventar músicas, fazer uma roda de leitura com os amiguinhos, pintar a história com tinta guache ou desenhar com lápis de cor ou giz de cera. Você pode guardar os livros em um baú de tesouros e todo dia descobrir um tesouro novo que merece ser lido. Você pode criar brincadeiras de mímicas para a criança tentar adivinhar a história ou título do livro. Use a sua imaginação e utilize os materiais que você tem em casa mesmo. Não precisa ser um artista ou um pedagogo, mas entenda que esse momento lúdico é muito importante para a criação dessa percepção da leitura.

Dica 8: Ler e dar o exemplo. 

A criança precisa entender que a leitura faz parte da vida e se ela vir você lendo com entusiasmo, se tiver contato com livros desde pequena, isso certamente irá gerar interesse pelos livros e pela leitura.


E por fim...

Não espere o fim de semana ou feriado, não espere o dia das crianças para fazer algo legal e divertido com o seu filho, como, por exemplo a leitura compartilhada. A noção do tempo das crianças é diferente da nossa e a infância passa muito rápido. O seu filho vai ser criança por pouco tempo. Então, aproveite. Viva verdadeiramente e intensamente esse momento.

Boas leituras, um fraterno abraço e até mais.
Ana Cláudia Leite

0 Comentários: